A edição crítica d’A Correspondência de Fradique Mendes

Mais de um século depois da sua primeira edição em livro, a edição crítica d’A Correspondência de Fradique Mendes (Memórias e Notas) vem enfim reunir e fixar o esparso e incerto corpus de Fradique. Tarefa tanto mais relevante quanto se trata de uma obra semipóstuma, em que Eça de Queirós trabalhou e cuja edição preparou durante os últimos anos da sua vida, sem que, porém, tenha podido acompanhar a respetiva publicação em livro. Assim, metodicamente recompondo o irrequieto cânone fradiquista, a publicação do mais recente volume da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, coordenada por Carlos Reis, constitui fundamental contribuição para o conhecimento da figura de Carlos Fradique Mendes e dos flexuosos processos da sua construção.

Repetidamente anunciada na Revista de Portugal (1889-1892), a primeira publicação em livro das cartas de Fradique, em 1900, integrou oito capítulos e dezasseis cartas. Esse conjunto é considerado pelos atuais editores (com o legítimo acrescentamento da quarta carta a Clara, texto de admirável vibração retórica e lírica, que Eça já publicara no Brasil) um corpus relativamente seguro ou mínimo da produção fradiquista (70). Constitui pois o miolo desta edição o texto crítico dessas dezassete cartas de Fradique Mendes, antecedido pelo dos oito capítulos assinados pelo seu editor e biógrafo, Eça de Queirós, que neles pretende dar corpo viril e individualidade a essa formação proto-heteronímica. O texto-base adotado pela edição crítica é o do volume de 1900, acolhendo uma sequenciação do epistolário sensivelmente conforme à dessa edição. (continuar a ler)

(excerto de Ana Luísa Vilela, “Uma consolação e uma esperança”, in Colóquio/Letras, 188, janeiro/abril, 2015, pp. 184-189).

10296848_10201704981497012_1398968032216744231_n

Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: