Eça no Brasil

A produção escrita do autor português Eça de Queirós (1845-1900) sempre foi acompanhada por estudiosos de diversas áreas de atuação. No Brasil, a obra queirosiana recebeu – e continua recebendo – um número  significativo de leituras críticas guiadas sob prismas diferentes. (…).

O presente livro procura apresentar 0 papel da crítica literária  sobre Eça no Brasil, tendo em vista as perspectivas críticas e o processo de  construção da imagem do autor, a qual sofreu mudanças durante 0 século XX. Para desenvolver este estudo, 0 corpus e constituído por publicações em formato de livro, uma vez que ele exerce, na sociedade, um poder maior de legitimidade da produção intelectual. Além disso, em vista de sua extensão, propicia a análise crítica mais detalhada do que um artigo ou ensaio, colocando-se mais facilmente como referência para a reflexão acerca de um escritor.

Por conseguinte, busca-se, por meio dos estudos queirosianos publicados em volume durante 0 século XX, visualizar como a crítica, enquanto mediadora entre os produtos de bens simbólicos e 0 público, teve 0 poder de legitimar a obra de Eça no âmbito da cultura designada erudita, além de atuar como instância significativa na consagração desse autor juntamente ao público. Como nota Bourdieu (1974), é por intermédio da atuação da crítica que muitas obras entram para 0 cânone literário e Eça, apesar de ter caído no gosto popular, não fora exceção à regra e teve na crítica os mais árduos defensores de seu valor literário.

(Cristiane Navarrete Tolomei, A Recepção de Eça de Queirós no Brasil. Leituras críticas do século XX. São Paulo: Scortecci, 2014, pp. 23-25).

Scan

Anúncios
Artigo anterior
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: