O Primo Basílio: bailado

Quando pensamos no que tem sido, ao longo dos tempos, a fortuna cultural da obra de Eça de Queirós, apercebemo-nos de que ela não se esgotou nas suas formas narrativas dominantes – o romance e o conto – e ultrapassou as fronteiras da literatura. No cinema, na televisão, no teatro, na pintura ou na banda desenhada, a ficção queirosiana tem enfrentado desafios colocados por outras linguagens e por outros contextos comunicativos. E, desse modo, chegou a outros públicos, interpelados por um Eça reelaborado noutras práticas artísticas, nas quais sempre subsiste muito do genial escritor. As personagens, os temas, os espaços, a visão do mundo e sobretudo as histórias que nos fascinam são, de uma forma ou de outra, componentes fundamentais daquelas práticas artísticas, prolongando em registos multiformes o universo queirosiano.

Eça de Queirós chega agora à dança. Resulta este novo Eça da coragem e do talento de quem quis, através do movimento e da música, recriar o que n’O Primo Basílio podemos ler. Falo em coragem e insisto, porque é disso que se trata: prescindir das palavras e, desse modo, da linguagem verbal que originariamente contou a infeliz experiência amorosa de Luísa e a cínica sedução a que Basílio a sujeitou é ousado e é arriscado. Mas esse caminho deve ser percorrido, se quisermos que Eça continue vivo.

Não tenho dúvidas de que a sobrevida de Luísa e Basílio, de Juliana e Jorge, de Leopoldina e Sebastião, no bailado que os seus corpos desenham, traduz uma outra forma de reler Eça de Queirós. Uma visão não conservadora da literatura e das adaptações a que ela dá lugar só pode congratular-se com esta proposta artística. E assim, O Primo Basílio, romance que tem conhecido múltiplas e inesgotáveis interpretações, surge-nos, mais uma vez, sendo ainda o mesmo e contudo já outro.

Artigo anterior
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: